Estudo vai indicar como será feita a duplicação da Faixa Nova de Camobi

Leandra Cruber

Estudo vai indicar como será feita a duplicação da Faixa Nova de Camobi
Foto: Eduardo Ramos

Na manhã desta quinta-feira (13), o prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Rodrigo Décimo participaram de uma coletiva de imprensa junto de representantes da empresa Engemin, responsável pelo estudo de campo que possibilitará a duplicação da RSC-287, a Faixa Nova de Camobi, para apresentar os próximos passos do trabalho. O encontro ocorreu no auditório do Grupo Diário.

Na ocasião, o diretor da Engemin, Jacídio Salgado, e o engenheiro responsável pela pesquisa, Miguel Molina, explicaram sobre como será realizado o estudo de campo que mapeará as peculiaridades da rodovia, como índices de trafegabilidade e de acidentes. A expectativa é de que a pesquisa seja concluída em 12 meses. 

– O estudo marca esse primeiro contato que foi estabelecido com a prefeitura de Santa Maria. Tanto o prefeito quanto o vice conhecem a realidade do município e as necessidades, por isso é fundamental a participação no estudo. Assim, nos próximos meses será elaborado o Plano Funcional, primeiro documento a ser entregue ao Daer para que, posteriormente, comece todo o processo de licitação para que comece as obras da duplicação – explica Salgado. 

Mais segurança no trânsito

Foto: Nathália Schneider

Para a realização do plano, a Engemin conta com dez técnicos engenheiros que vão estudar as especificidades do trecho de nove quilômetros. Segundo o prefeito Jorge Pozzobom, hoje, a maior preocupação é a segurança no trânsito. Portanto, a prefeitura tem a indicação de alguns pontos do município que exigem maior atenção no projeto: 

– No acesso à sede campestre do Clube Dores, que também é caminho para o condomínio Moradas, sabemos que será necessário uma dedicação maior no projeto. E é justamente esse tipo de demanda que o plano da Engemin vai levar em conta. Além disso, também pensamos no deslocamento para a UFSM, já que diariamente centenas de estudantes usam ônibus para se locomover. 

Conforme o vice-prefeito Rodrigo Décimo, o estudo será feito a partir de dados relacionadas a atual realidade de Santa Maria. No entanto, também vai considerar possíveis mudanças no crescimento da cidade. Ele coordena o grupo de trabalho que tem a participação de diversas secretarias do município, como de Mobilidade Urbana e Infraestrutura e Serviços Públicos, e do Instituto de Planejamento Urbano (Iplan).

– Sabemos que a cidade está crescendo. Tem se investido em condomínios como os que estão sendo construídos na Faixa Nova. Então, como o estudo tem uma vida útil de até 15 anos, estamos trabalhando também com futuras possibilidades. A ideia é projetar os próximos anos para que nenhuma peculiaridade de Santa Maria seja deixada de fora, até para que não vire um problema no futuro – argumenta.

Duplicação terá ciclovia

Ainda, durante a coletiva, o engenheiro Miguel Molina detalhou algumas características do planejamento, que prevê a construção de ciclovia e não descarta a possibilidade de corredor exclusivo para ônibus:

– É importante reforçar que, como é um projeto de longo prazo, futuras adaptações e implementações não estão descartadas. Nesse momento, o projeto levará em conta questões principais de segurança, trafegabilidade e entre outros pontos para que seja viável financeiramente. Por enquanto, estão previstas passarelas, viadutos e ruas laterais.

Ainda, o Plano Funcional servirá de base para a licitação da obra. É a partir do documento que será possível estimar valores para a duplicação da RSC-287. Nesta sexta, a empresa Engemin deve se reunir com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para dar início a elaboração do planejamento.

Aguardada há pelo menos dois anos, a possibilidade de duplicação da Faixa Nova foi concretizada em setembro deste ano, quando o governador Ranolfo Vieira Júnior esteve em Santa Maria para participar da assinatura do contrato e da ordem de serviço para a elaboração do projeto.

O que prevê o projeto

Construção de três viadutos (veja abaixo). Ainda podem ser previstos outros viadutos, conforme as necessidades apontadas pelo estudoIluminaçãoCicloviaPassarelas para travessia de pedestresPossibilidade de corredor exclusivo para ônibusConstrução de ruas laterais para o trânsito local

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cappa/UFSM promove o evento Paleodia da Quarta Colônia neste sábado Anterior

Cappa/UFSM promove o evento Paleodia da Quarta Colônia neste sábado

Programa Santa Maria Capacita + oferece 40 vagas para cursos gratuitos na área de Turismo Próximo

Programa Santa Maria Capacita + oferece 40 vagas para cursos gratuitos na área de Turismo

Geral